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Veja 3 dicas de como fazer a captação de clientes para uma factoring


31/07/2017 | 1 Comentários | por Decisão

Com a crise econômica e a alta no inadimplemento, a atividade de fomento mercantil está cada vez mais crescente em nosso país. Muitas empresas procuram as factorings para negociar seus créditos e, assim, normalizar a sua situação financeira.

Mas, é muito raro que os clientes apareçam de forma espontânea. É preciso investir em divulgação e ampliar os contatos. Pensando nisso, vamos explorar neste artigo 3 dicas para captação de clientes para uma factoring. Não perca!

1. Conheça o seu público-alvo

Muitas empresas prestam serviços ou oferecem produtos com excelência, mas não conseguem atingir sucesso e expansão no mercado. Isto ocorre, muitas vezes, porque elas não conhecem o seu público-alvo e acabam tentando atingir possíveis clientes de forma equivocada ou ineficaz.

Por esse motivo, é fundamental que a empresa que pretende captar clientes conheça a fundo o seu público-alvo, para definir a maneira correta de abordá-lo.

Para tanto, a empresa deverá realizar pesquisas e enquetes para determinar dados importantes sobre os seus futuros clientes, quais sejam, fatores geográficos, etnográficos, psicográficos, demográficos e comportamentais, como, por exemplo, qual é a região do país onde está instalada, qual é a sua área predominante de atuação, dentre outros dados.

Além disso, para definir o seu público-alvo, a empresa de factoring deve ter em mente que muitos empresários não conhecem essa possibilidade de negociação de créditos. Ou, se conhecem, têm receio de realizá-la.

Neste caso, será necessário que ela pesquise e mapeie, por exemplo, quais são as empresas que possivelmente já conhecem a atividade de fomento mercantil e aquelas que ainda não conhecem, para definir a abordagem adequada em cada um destes casos.

2. Crie uma rede ampla de contatos

Quando se trata de investimento e administração de créditos, os empresários costumam escolher os seus parceiros e prestadores de serviço na base da confiança e da indicação.

Seguindo esta linha de raciocínio, a atividade de factoring é um destes serviços que exige credibilidade no mercado e só se estabelece se o faturizado puder confiar na empresa faturizadora.

Desta forma, é imprescindível que a empresa de fomento mercantil se dedique a criar uma sólida rede de contatos envolvidos nas operações que ela realiza.

Assim, se uma empresa que utilizou os serviços da factoring teve um retorno satisfatório, ela continuará negociando os seus créditos com a mesma e poderá até indicá-la aos seus parceiros e contatos no mercado.

Com uma lista ampla de contatos capazes de recomendar e indicar os seus serviços, a empresa de fomento mercantil terá, então, maior possibilidade de captar novos clientes.

3. Invista em marketing digital

Não é novidade para ninguém que as tecnologias devem ser exploradas pelas empresas para divulgar o seu trabalho, criar credibilidade no mercado e, consequentemente, conquistar novos clientes.

Portanto, em um mundo em que todos estão conectados o tempo inteiro, é essencial que a empresa não perca a oportunidade de se destacar nas mídias sociais.

Para uma empresa de factoring, essa premissa não poderia ser diferente e algumas práticas de captação de clientes podem ser aproveitadas nesta etapa.

Definido o seu público-alvo, a factoring deverá verificar o comportamento na internet de seus futuros clientes, por meio da análise, por exemplo, das redes sociais que eles costumam acessar ou do tipo de recurso que os alcança com mais facilidade.

Determinados estes parâmetros iniciais, a empresa poderá iniciar uma estratégia de marketing digital, promovendo ações como: produção de conteúdos de interesse dos clientes que pretende captar, chamadas atrativas nas redes sociais, elaboração de e-books e envio de e-mails com newsletters que realmente despertem a atenção deste público.

Vale ressaltar que todas estas ações de marketing digital deverão ser documentadas e analisadas de tempos em tempos, para que a empresa constate se ela está sendo realmente eficaz.

Caso contrário, novas estratégias deverão ser elaboradas e ajustadas, para que continuem atingindo o objetivo de captar clientes.

Viu como algumas práticas são muito úteis para a captação de clientes para empresas de fomento mercantil? Se você gostou das nossas dicas e tem parceiros de factoring que também vão gostar de conhecê-las, espalhe conhecimento e compartilhe este artigo nas redes sociais!

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