/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

Vale a pena securitizar recebíveis


12/08/2019 | 1 Comentários | por Decisão

A securitização é um investimento relativamente novo no Brasil e pouco conhecido, apesar de estar em constante evolução e já estar começando a se destacar no mercado.


Securitizar recebíveis nada mais é que transformar ativos individuais ilíquidos ou que não podem ser transformados em dinheiro imediato, em títulos líquidos e ao efetuar este processo, toda a responsabilidade e os riscos recaídos sobre os títulos são transferidos para seus respectivos investidores.


O processo de securitização se assemelha muito ao sistema utilizado pelas factorings e é bastante usado com a finalidade de capitar recursos. Porém, diluindo os riscos envolvidos nas transações entre os investidores envolvidos.

 

Alguns tipos de ativos securitiváveis

Dentre os diversos tipos de ativos que possibilitam a aplicação da securitização estão:

 

- Empréstimos de franqueados.

- Empréstimos hipotecários ou hipotecas;

- Recebíveis de cartões de crédito;

- Empréstimos educacionais e/ou bancários;

- Leasing de veículos;

- Entre outros.

A securitização vem aos poucos mudando o modelo comum de intermediação financeira e vem com força total, especialmente por eliminar os custos tão pesados envolvidos em uma abertura de capital usual.


A titularização ou securitização ainda beneficia todas as partes envolvidas, uma vez que, por ser possível dividir-se entre várias partes, os custos e riscos envolvidos na negociação são diluídos, o que facilita a execução desta operação.

 

Vantagens de se operar com a securitização

Boa parte do sucesso e do crescimento da securitização no Brasil se dá em virtude de ser uma fonte alternativa de financiamento e das vantagens que esta operação oferece aos seus utilizadores.


Dentre sua várias vantagens está a possibilidade de comercialização de recebíveis de uma empresa específica, uma vez que, é possível reverter os ativos ilíquidos em ativos negociáveis.


Outra vantagem é o fato de agregar valor às empresas que trabalham com este tipo de operação, já que gera a antecipação de recebíveis, que acaba sendo uma fonte alternativa de financiamento e ajuda os empreendimentos a se desenvolverem ainda mais.


A securitização ainda pode ser utilizada como instrumento que visa gerenciar custos e riscos, uma vez que, quem contrata este tipo de serviço transfere toda a responsabilidade pelos riscos envolvidos na operação para o adquirente dos títulos.


A antecipação de pagamentos de ativos é uma intermediação financeira que ainda vai se destacar muito no mercado, além de ser uma tendência para o futuro próximo e que vai fazer toda a diferença na hora de negociar recebíveis, já que acaba sendo mais um facilitador na captação de capital de giro ou fluxo de caixa para empresas dos mais diferentes portes.


Hoje buscamos por facilidade, praticidade e rapidez nos processos, independente do tipo e quando se pode contar com um sistema que oferece estes benefícios a quem o utiliza, certamente é sinônimo de sucesso.

 

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033

    Siga-nos: