/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

Saiba o que é o Cadastro Positivo


11/09/2017 | 2 Comentários | por Decisão

O Cadastro Positivo auxilia na análise de crédito dentro de uma factoring, contribuindo para a minimização de riscos ligados a calotes e na prevenção de fraudes. E quando o assunto é concessão de crédito, toda solução que melhore sua execução é bem-vinda, afinal, ela constitui um dos principais desafios de uma factoring. Isso porque a escassez de dados e falta de credibilidade das informações obtidas dos potenciais clientes costuma trazer dificuldades de avaliação, além de ocasionar perda de oportunidades.

Para superar isso, o comum é recorrer às bases de registros de órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e Boa Vista. Todavia, elas só indicam informações negativas de clientes, como pagamentos atrasados e inadimplência. O Cadastro Positivo traz uma alternativa quanto a esse ponto para as empresas que atuam no mercado de fomento mercantil. Quer saber qual é?  Continue lendo e descubra!

O que é o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo é um grande banco de dados que engloba informações e históricos de pagamentos dos brasileiros. Os cidadãos são livres para aderir ou não a ele, embora a adesão traga benefícios, além de ser simples (pode ser feita por meio eletrônico) e gratuita.

Por exemplo, para as pessoas e empresas que se cadastrarem é concedida a possibilidade de avaliações de crédito mais justas, além de melhores taxas e condições de pagamento. Isso porque informações positivas também são disponibilizadas no cadastro, como contas, obrigações financeiras e compromissos creditícios pagos em dia ou antecipadamente. Ou seja, não são disponibilizados apenas dados das obrigações que ficaram em atraso ou que geraram protestos.

Vale destacar que o Cadastro Positivo se originou com a sanção da Lei 12.414/2011, regulamentada por meio do Decreto 7.829/2012.

Qual o seu uso e aplicações?

As possibilidades de uso desse registro são amplas, pois dá para se consultar dados como:

  • valor de contas e obrigações;

  • valores e quantidade de parcelamentos;

  • vencimentos de contas ou parcelas;

  • pagamentos realizados;

  • informações cadastrais entre outras.

Isso favorece maior facilidade na aprovação de empréstimos, financiamentos, compras a prazo e crédito em geral, o que serve como atrativo para um maior número de cidadãos se cadastrarem. Desse modo, a base de dados aumenta, elevando também as chances de se obter informações de melhor qualidade pela factoring na hora de avaliar o crédito para potenciais clientes.

Segundo a Agência Brasil, um levantamento de dados do Serasa Experian, divulgado na metade de 2016, mostrou que 3.087 milhões de consumidores haviam se juntado ao Cadastro Positivo.

De que forma ele impacta nos processos de uma factoring?

A utilização do Cadastro Positivo permite à factoring realizar processos de análise de crédito mais seguros, diminuindo as chances de calotes, prevenindo fraudes e evitando inadimplência alta. Vale lembrar que um índice de inadimplência elevado pode fazer com que a factoring também se torne má pagadora, pois talvez não consiga arcar com suas obrigações devido à falta de recursos em caixa.

Contar com as informações do Cadastro Positivo também permite à factoring melhorar sua base de dados, além de checar informações e históricos de pagamento de contas como:

  • energia elétrica;

  • água;

  • telefone e internet;

  • tv a cabo;

  • crediários;

  • financiamentos e uma série de outras contas e obrigações.

Acessar as informações do Cadastro Positivo possibilita à factoring não só evitar os maus pagadores, como beneficiar os seus clientes com taxas e condições mais flexíveis e adequadas aos seus perfis. Também dá para se ter melhor respaldo de dados para a concessão de crédito a microempresas, pequenas organizações e microempreendedores, os quais possuem maior dificuldade de acesso a ele por conta do porte de suas atividades.

Quer ficar por dentro de mais informações sobre factoring? Então nos siga em nas nossas redes sociais —TwitterLinkedInFacebook!

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033


Representante - MT

(65) 3646-8803 / 99227-5789

    Siga-nos: