/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

Prevenção de fraudes: 5 passos essenciais para a sua empresa


13/12/2016 | 0 Comentários | por Decisão

Um dos maiores medos de qualquer empresa é ser vítima de um golpe. O impacto pode ser grande e, não raro, muitas companhias veem seus lucros diminuírem ou até acabam fechando as portas por conta de golpes aplicados por funcionários, empresas parceiras, clientes ou fornecedores, por exemplo. Diante disso, a prevenção de fraudes é uma prática fundamental para quem quer segurança em seu negócio.

Se você quer deixar a sua empresa mais segura, veja agora 5 passos para se prevenir de fraudes!

ANALISE DOCUMENTOS COM ATENÇÃO

Documentos devem ser conferidos com muita atenção, especialmente papéis importantes como cheques, duplicatas e notas fiscais. Eles não apenas podem conter erros, mas também podem indicar alguma prática fraudulenta que trará prejuízos para o empreendimento.

Portanto, não se esqueça de analisar bem os documentos adquiridos pela sua empresa, assim você poderá detectar qualquer inconsistência ou sinal de fraude e resolverá tudo muito mais rápido.

TENHA CUIDADO NA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

Muitas vezes, os fraudadores são funcionários de uma empresa que agiram de má-fé e detectaram espaços para praticar golpes. Se tiver atenção a questões importantes na fase de seleção e contratação, você pode evitar ter um colaborador que, mais tarde, se revele um criminoso.

Verifique por quais empresas o candidato passou, quais os motivos de desligamento de outras companhias e, se for preciso, se ele possui antecedentes criminais e qual a natureza do eventual crime.

FAÇA CONTROLES RIGOROSOS

A prevenção de fraudes exige a adoção de controles rigorosos, que não deixem brecha para a ação de pessoas mal-intencionadas.

Implemente processos de controle, sempre confira os números financeiros e, inclusive, faça uso de auditorias internas, externas ou compliance, por exemplo. Esses controles devem fiscalizar o trabalho e indicar qualquer inconsistência.

TENHA UM CÓDIGO DE CONDUTA

Um código de conduta ajuda a inibir a ação maldosa de algum funcionário. Nesse documento, deve estar claro o que a empresa considera como ético e antiético, assim, todos saberão quais práticas devem ser respeitadas. Esse código deve ser seguido por todos, por isso, ele precisa ser bem redigido, deixando o mínimo de espaço para interpretações erradas.

Você também deve criar canais para tirar dúvidas ou mesmo para a denúncia de possíveis comportamentos fraudulentos. Dessa maneira, os colaboradores terão uma forma de não incorrer, mesmo que involuntariamente, em práticas criminosas, além de terem a chance de denunciar qualquer suspeita.

USE A TECNOLOGIA

A tecnologia é uma importante aliada não apenas para aumentar a produtividade, mas também para ter mais controle sobre as operações e resguardar as informações.

O uso de um software, por exemplo, torna muito melhor o acompanhamento financeiro. Afinal, ele emite relatórios e realiza cálculos fundamentais para a empresa. Você poderá acompanhar os dados de perto e encontrar possíveis buracos.

Além disso, as informações ficarão mais protegidas e acessíveis, diminuindo a chance de vazamentos, o que é fundamental para a prevenção de fraudes.

A sua empresa está se prevenindo contra fraudes? Como essas dicas vão ajudar você a ter mais segurança? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião conosco!

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033


Representante - MT

(65) 3646-8803 / 99227-5789

    Siga-nos: