/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

Por que a análise de risco em uma factoring é importante?


02/10/2017 | 23 Comentários | por Decisão

A análise de risco é um dos conceitos fundamentais para uma factoring. Ela fornece uma visão completa do processo de concessão do crédito, reduzindo as taxas de inadimplência para a empresa.

 

O processo de análise de risco em uma factoring pode ser explicado como um procedimento realizado para descobrir a capacidade do emitente do título (sacado) de honrar com seu compromisso.

No post de hoje, falaremos sobre os principais pontos da análise de risco em uma factoring e o porquê ela é tão importante para garantir o sucesso da empresa. Acompanhe conosco!

A papel da análise de risco em uma factoring

No mercado financeiro, a inadimplência é um problema que tira o sono de muitos gestores, especialmente aqueles das empresas de factoring. Isso acontece, pois esse é um segmento de negócio que possui particularidades.

Diferenciado dos empreendimentos tradicionais da área de finanças, o factoring tem desafios próprios que devem ser levados em conta para seu sucesso. Ele é um processo de aquisição de direitos creditórios, mediante um valor à vista e com taxas de serviços e juros de contas a receber a curto, médio ou longo prazo.

Por atuar assumindo recebíveis de dívidas que foram realizadas entre terceiros, as factorings precisam se prevenir para reduzir o risco de não pagamento. Essa análise de risco se refere à probabilidade de perda devido à falha de um sacado em fazer o pagamento da dívida.

Fazer a gestão dessa análise permite atenuar as perdas, entendendo a adequação do capital da empresa cedente e reservas do sacado, para que não haja inadimplência no processo de fomento mercantil.

Uma melhor gestão da análise de risco apresenta uma oportunidade para melhorar, significativamente, o desempenho geral e garantir uma vantagem competitiva para sua factoring. 

Como é feita a análise de risco em uma factoring?

Antes de aceitar novos clientes, é preciso avaliar o cadastro deles com rigidez. Esses dados lhe permitirão ter uma visão geral da situação financeira da empresa que está solicitando o crédito, para entender qual o real risco que você estará assumindo ao cedê-lo a ela.

  • O primeiro passo da análise de crédito em uma factoring é realizar uma consulta nas centrais de risco e avaliar os documentos relativos ao patrimônio da empresa cedente; 
  • Em seguida, veja se não há nenhuma pendência judicial contra a empresa ou de pagamentos com outras organizações;
  • Depois, é preciso checar a real existência do crédito. Um dos golpes comuns que uma factoring pode sofrer é a venda de ativos a receber que, efetivamente, não existem junto ao sacado. Faça a checagem da veracidade dos créditos que você tomará;
  • Avalie, também, os dados do sacado e não confie somente no que foi passado pela empresa cedente;
  • Por último, é importante manter todas as informações sempre atualizadas e contar com um sistema que facilite a avaliação dos débitos e pendências.

Como um sistema de gestão te ajuda com a análise de risco?

Fazer a análise risco em uma factoring pode ser complicado sem processos automatizados. Por isso, é importante ter o apoio de um software de gestão para fazer um eficiente cadastramento de clientes. Existem ferramentas focadas na atividade de fomento mercantil que podem ser um grande diferencial para a empresa. 

Elas facilitam a análise de dados da cedente e do sacado, garantindo rapidez e mais segurança no processamento das informações para determinar a capacidade de pagamento. Além disso, o software de gestão para factorings auxilia no cálculo de operações, na emissão de documentos e no controle da sua carteira de clientes.

E você, tem alguma dúvida sobre como funciona a análise de risco em uma factoring? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033


Representante - MT

(65) 3646-8803 / 99227-5789

    Siga-nos: