/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

Factoring e desconto de duplicatas são a mesma coisa?


07/01/2019 | 0 Comentários | por Decisão

Na hora de levantar um capital de giro, muitas empresas possuem dúvidas sobre qual a melhor operação. Factoring e desconto de duplicatas são as duas opções mais comuns e são muito confundidas nessa hora.

Contudo, apesar de parecidas, as duas operações possuem diferenças, e saber quais são elas é fundamental para conseguir o melhor para seu negócio. Conheça as semelhanças e diferenças entre factoring e desconto de duplicatas abaixo!

Semelhanças entre Factoring e Desconto de Duplicatas

A razão pela qual a factoring e desconto de duplicatas são confundidos é porque as duas operações possuem o mesmo objetivo final: levantar capital de giro para as empresas que possuem duplicatas para pagamento a prazo.

Por exemplo, imagine que o João tenha uma pequena empresa e faça vendas a prazo para alguns de seus clientes. Ele sabe que em determinadas datas receberá os pagamentos, porém, precisa de capital de giro agora para comprar mais matéria-prima, pagar contas ou liquidar a folha de pagamento.

O João pode recorrer à factoring ou desconto de duplicatas para antecipar o valor que tem para receber e cumprir com suas obrigações. Contudo, apesar do objetivo final ser o mesmo, o processo que o João seguirá com cada uma das opções será diferente, como mostramos abaixo.

As diferenças entre factoring e desconto de duplicatas

A factoring e desconto de duplicatas possuem diferenças fundamentais que podem ser divididas em três grupos:

1. Quem faz a operação

A primeira grande diferença entre factoring e desconto de duplicatas está na instituição responsável por fazer a operação. Enquanto o desconto de duplicatas é feito por um banco, a factoring é realizado por uma fatorizadora, também conhecida como factoring.

Mas qual a diferença que isso tem na prática? Para começar, a fatorizadora é uma empresa comercial, ou seja, ela não pode oferecer serviços financeiros e só pode realizar transações entre pessoas jurídicas. 

Isso significa que a factoring não é um empréstimo, e sim uma transação comercial onde a fatorizadora faz a compra das duplicatas da cedente, a empresa do João, e passa a ser detentora do crédito com o cliente dele.

Já no caso do desconto de duplicatas, o banco faz um empréstimo à empresa do João no valor das duplicatas. Caso as duplicatas não sejam pagas pelas clientes, o João poderá ser responsabilizado pelo banco e deverá arcar com a dívida.

2. Taxas e impostos

Outro ponto de diferença entre factoring e desconto de duplicatas são as taxas e impostos envolvidos. No caso do desconto de duplicatas, existem três encargos que devem ser destacados:

  • IOF: o Imposto sobre Operações Financeiras incide sobre o valor nominal do título;
  • Taxa de Desconto: desconto bancário, que representam os juros mensais até o vencimento do documento;
  • Taxa administrativa: visa cobrir as despesas bancárias de abertura e controle de crédito.

Já no caso da factoring, existe a cobrança apenas de um fator que representa uma porcentagem do valor da duplicata. Essa taxa é composta de todos os encargos envolvidos na operação, o que simplifica o processo para o João.

3. Liberação do crédito

A liberação do crédito junto ao banco, no desconto de duplicatas, pode ser um pouco demorada, podendo levar dias a semanas para acontecer. 

Já na factoring, a fatorizadora realiza uma análise de crédito da cedente e do sacado (cliente daquela) e, quando realiza a compra das duplicatas, libera o dinheiro em cerca de um a três dias — o que garante ao João acesso mais rápido ao crédito.

Em termos práticos, a factoring é uma operação mais rápida e segura para o capital do João — por isso esse tipo de serviço tem crescido no Brasil, em um mercado sempre em evolução.

Sobre a Decisão Sistemas

E se você também tem interesse de abrir suas própria fatorizadora e aproveitar do crescimento da factoring, contar com um parceiro como a Decisão Sistemas é um grande diferencial.

Nosso software, DiFact, é o sistema ideal para gerenciar as operações de factoring, incluindo cálculo de operações, controle da carteira e gerenciamento de risco. Entre em contato para maiores informações.

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033

    Siga-nos: