/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

Entenda a importância da TI para as factorings


28/08/2017 | 1 Comentários | por Decisão

As factorings que desejam sobreviver e crescer no mercado atual precisam adotar soluções tecnológicas que modernizem seus processos operacionais e de gestão. Porém, é necessário aderir a recursos específicos para o segmento, que atendam necessidades e que realmente permitam aos colaboradores mais eficiência e eficácia no desempenho de suas funções.

Por isso, a importância da TI nas factorings vai além de prover simples ferramentas, pois ela é vital para obtenção de processos e informações estratégicas que maximizem o desempenho organizacional.

Qual é a importância e relevância da TI para as factorings?

Além dos pontos citados acima, a TI possibilita maior organização de atividades e recursos, gerenciamento de tempo, descentralização de dados, aumento na confiabilidade de informações e otimização de processos cotidianos.

Os ganhos em gestão são amplos, pois sistemas de análise de riscos conseguem processar dados visando entregar informações úteis para a tomada de decisão dos líderes, além de garantir dados mais apurados para concessão de crédito a clientes. Também disponibilizam relatórios de desempenho de colaboradores, permitem o monitoramento de atividades e facilitam o gerenciamento da informação dentro da empresa. Tudo isso traz ganhos em competitividade e eficiência para uma factoring.

De que modo a tecnologia da informação afeta as factorings?

A TI afeta positivamente as factorings ao otimizar processos, atividades, comunicação e a gestão do negócio. Além disso, há os seguintes benefícios:

  • Melhora na gestão financeira e na análise de riscos

O ponto chave numa factoring é o financeiro. Garantir uma boa concessão de crédito, diminuindo riscos, e receber os valores corretamente é vital para que o negócio prospere e não tenha problemas com inadimplência. Nesse caso, dos dois lados: no recebimento dos clientes e na falta de pagamento aos fornecedores devido à insuficiência de caixa.

Por isso, na hora de escolher um software de gestão para a factoring é essencial observar quais recursos colaboram para a análise de riscos e um fluxo de caixa eficiente, melhorando o controle financeiro e tornando as informações mais confiáveis.

Além desses pontos, sistemas tecnológicos podem diminuir confusões com valores, evitar cobranças indevidas, realizar cálculos e controlar o recolhimento tributário. Tudo com maior desempenho do que se fossem feitos em processos manuais.

  • Proteção de informações críticas e estratégicas

A importância da TI nas factorings também se deve à necessidade maior de proteger informações críticas e estratégicas para os negócios. Vazamentos de dados de clientes, por exemplo, podem trazer problemas judiciais. Já a perda de arquivos pode prejudicar a tomada de decisão, afetar a regularização da Factoring perante a lei ou incorrer em retrabalho por parte dos colaboradores.

Por isso, adotar ferramentas de segurança de TI e de backup (para recuperação de dados) permite o correto funcionamento do negócio e preserva as informações estratégicas e operacionais.

  • Maior aproximação com os clientes

É preciso destacar que a evolução crescente e rápida da tecnologia tem influenciado nos comportamentos e hábitos dos consumidores. Eles estão cada vez mais imersos em ambientes virtuais, usufruindo de suas facilidades e potencialidades, especialmente nas relações com as organizações.

Clientes modernos buscam canais de comunicação tecnológicos, como chats, sites, blogs profissionais, redes sociais, Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) otimizados, dentre outros. Ao adotar essas ferramentas de comunicação, a factoring obtém maior aproximação com esse público, podendo aumentar sua base de clientes.

  • Processos mais ágeis

A digitalização de documentos físicos facilita a organização e consulta a informações, favorecendo o trabalho dos colaboradores. Já a adoção de soluções na nuvem permite que funcionários possam acessar dados específicos em qualquer local do mundo e em qualquer horário. Isso é importante na hora de visitar clientes, fazer reuniões externas, negociar com fornecedores fora da empresa, etc.

A integração com outros sistemas também costuma ser um ponto positivo, especialmente quando há troca de dados com sistemas de proteção ao crédito, como Serasa e Boa Vista. Isso acelera as consultas para conclusão da compra dos títulos.

Todos esses pontos permitem processos mais ágeis e seguros, o que impacta no desempenho da empresa e pode torná-la mais dinâmica. Só é importante escolher soluções tecnológicas que atendam às necessidades da factoring, levando em consideração a modalidade em que atua (se convencional, trustee, fomento à produção).

Aliás, adotar uma tecnologia que atenda diferentes modalidades é ideal para caso exista a intenção de expansão do negócio.

Quer receber mais conteúdo sobre factoring? Siga-nos nas nossas redes sociais (FacebookLinkedInTwitter) e acompanhe nossos posts!

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033


Representante - MT

(65) 3646-8803 / 99227-5789

    Siga-nos: