/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

Conheça as vantagens e benefícios ao abrir uma factoring


09/10/2017 | 0 Comentários | por Decisão

O factoring, conhecido também como fomento mercantil, já se tornou uma alternativa para muitos empresários. De fato, pequenas e médias empresas podem utilizar esse mecanismo para antecipar o recebimento dos créditos gerados com as vendas a prazo. Assim sendo, a operação de factoring serve para reforçar o caixa e garantir o capital necessário para negociações importantes com fornecedores ou, até mesmo, para aportes em infraestrutura, mão de obra e tecnologia.

Em outras palavras, a principal finalidade do factoring é assessorar e apoiar o pequeno e médio empreendedor na gestão do seu negócio, agregando a prestação de serviços e a compra de ativos financeiros. Em geral, está mais voltada para o Trustee, com a administração das contas à pagar e receber de seus clientes, de modo que o empresário possa abandonar o microgerencimento e passe se dedicar inteiramente ao seu core business.

Desse modo, fica evidente a importância do factoring para o mercado, afinal as PME são responsáveis por grande parte dos postos de trabalho criados no país e também contribuem para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

A factoring

Considerando o cenário nacional, é fácil perceber que abrir uma factoring é uma grande oportunidade de negócio. Por meio das factorings, as empresas encontram uma alternativa segura e confiável, fugindo da burocracia imposta pelos bancos. Vale lembrar que no Brasil ainda é bastante difícil conseguir crédito como pessoa jurídica, seja para lidar com imprevistos ou mesmo para investimentos em expansão.

E, diante de urgências e crises, o empresário pode optar por esse tipo de contrato, evitando assim, os empréstimos informais, que costumam praticar taxas abusivas que impactam diretamente nos níveis de endividamento dessas empresas.

Por outro lado, o factoring é um mecanismo legal, tem regras claras e é fiscalizado por órgãos reguladores do governo. Entretanto, é preciso compreender que uma factoring não é uma instituição financeira e suas atividades estão limitadas à prestação de serviços e a compra de créditos (antecipação de recebíveis).

O lucro da factoring

Antes de abrir uma factoring é importante entender que a principal fonte de receita está na aquisição dos créditos que são resultantes das vendas praticadas por seus clientes. Essa receita é gerada pela diferença entre o valor expresso no título de crédito adquirido e o valor efetivamente pago, na data da operação, representando assim o lucro bruto do período.

Paralelamente, a contratação de serviços também contribui para o faturamento total e, por isso, é importante contar com uma equipe realmente capacitada e com sistemas integrados, para oferecer um atendimento eficiente e customizado às demandas de cada empresa.

As modalidades do factoring

No mercado nacional, a modalidade mais comum ainda é a convencional. Porém, existem algumas outras opções que devem ser consideradas ao abrir uma factoring. Confira agora quais são:

Convencional

É a compra dos créditos das empresas fomentadas, por meio de um contrato formal de fomento mercantil.

Maturity

Nesse caso, a factoring passa a administrar as contas a receber, cuidando, inclusive, das cobranças.

Trustee

Na modalidade Trustee, além da cobrança e da compra de títulos, a factoring também presta assessoria administrativa e financeira aos clientes.

Exportação

Os trâmites da exportação são intermediados por duas empresas de factoring – uma de cada país envolvido na transação comercial –, que garantem a execução e a conclusão do negócio.

Factoring matéria-prima (fomento à produção)

Aqui, a factoring também age como uma intermediária entre a empresa fomentada e seu fornecedor de matéria-prima, realizando o pagamento à vista dos insumos adquiridos deste fornecedor e posteriormente, o cliente efetua o pagamento com o faturamento gerado pela venda dos produtos fabricados.

Com todas essas informações, é possível compreender a relevância deste tipo de operação para o mercado e que, por isso, abrir uma factoring é opção interessante para os empreendedores do setor.

Está pensando em abrir uma factoring? Deixe seus comentários e compartilhe suas experiências conosco.

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033


Representante - MT

(65) 3646-8803 / 99227-5789

    Siga-nos: