/BLOG

Como aumentar o capital de giro para fazer a empresa crescer?


28/07/2020 | 0 Comentários | por Decisão

Queremos saber: como você usa o capital de giro para fazer a empresa crescer?

Entende-se como capital de giro os recursos que as empresas têm disponíveis para cobrir despesas de curto prazo sendo uma das ferramentas usadas por quem quer fazer a empresa crescer.

Através dele pode-se honrar compromissos de curto prazo, como pagamento de fornecedores, funcionários e tributos, essenciais à continuação das atividades do negócio.

Quando não se tem capital de giro suficiente, pode-se pagar juros, sofrer com interrupções na aquisição de insumos e mercadorias, ter problemas junto ao governo e funcionário, devido ao atraso na quitação de tributos e holerites.
Então, é um recurso essencial à saúde financeira de qualquer negócio. Entenda como aumentá-lo para fazer a empresa crescer.

Corte custos desnecessários

Enxugar custos é essencial a toda empresa que deseja usar de maneira adequada os seus recursos.
Fazer um levantamento de gargalos que estão comprometendo a eficiência financeira do negócio contribui ao uso adequado do dinheiro e auxilia na fluidez dos processos internos.
Cortar Verificar desperdícios com estoques, insumos de escritório e gastos com horas-extras são exemplos de reavaliações que devem ser feitas com o intuito de levantar capital de giro e, consequentemente, fazer a empresa crescer.

Faça o planejamento tributário

A carga tributária brasileira exerce um peso muito grande no orçamento, e isso é um empecilho a quem deseja fazer a empresa crescer, assim, o planejamento tributário é uma forma de evitar gastos impróprios e usar esses recursos na composição do capital de giro.
Fazê-lo de maneira correta contempla não apenas o regime tributário mais econômico, mas inclui a participação em programas de incentivos fiscais e recuperação de impostos pagos indevidamente.

Tenha um planejamento estratégico definido

O planejamento estratégico é um guia contendo os objetivos de sua empresa a curto, médio e longo prazo e ações necessárias ao seu alcance.
Com ele, têm-se melhor noção dos gastos, receitas, políticas de descontos e pagamentos, e isso ajuda a definir o quanto deverá ter em caixa para atender aos seus compromissos, bem como elaborar estratégias que possibilitem obter esses recursos.
Com o planejamento estratégico, você terá definido de forma mais clara as ações necessárias para fazer a empresa crescer.

Use o fluxo de caixa em seu favor

Ter um controle de fluxo de caixa é imprescindível a qualquer negócio.
Através dele têm-se uma ideia dos valores que entram e saem diariamente e, sendo assim, todos os ingressos e retiradas de recursos do caixa e contas bancárias devem ser registrados, independentemente do valor.
Com o relatório de fluxo de caixa  você terá conhecimento se os valores disponíveis serão suficientes para quitar as dívidas.

Entenda que nem sempre faturamento será sinônimo de entrada de dinheiro

Quando se vende a prazo a entrada de dinheiro no caixa da empresa leva mais tempo e esse fator deve ser considerado quando se deseja usar o capital de giro para fazer a empresa crescer.
Basear-se apenas pelos relatórios de faturamento pode criar uma ilusão e influenciar em erros que podem contribuir à inadimplência do negócio ou necessidade de gastos com juros e encargos decorrente da necessidade de se captar capital de giro em instituições bancárias.
Aqui, mais uma vez, percebemos a importância de se ter e usar como base à tomada de decisão fluxo de caixa atualizado.

Melhore o gerenciamento dos seus estoques

Nesse contexto, outro ponto importante que deve ser avaliado por quem deseja aumentar o capital de giro e fazer a empresa crescer são os estoques.
É necessário verificar se existem mercadorias paradas, em quanto tempo são vendidas e qual o prazo que está sendo praticado nas vendas.
Isso é essencial porque, quando a empresa compra uma mercadoria que precisa ser paga ao seu fornecedor com 10 dias e vende com prazo de 30 dias ficará com déficit de recursos durante esse período, e isso poderá fazer com que ela busque capital de giro externamente.
Em casos como esse, a primeira opção que vem a muitos empresários é o financiamento, porém nem sempre é a melhor alternativa, já que financiamentos de capital de giro tendem a ter taxas de juros mais caras.

Perceba que relatórios gerenciais e contábeis são poderosas ferramentas para fazer a empresa crescer

Embora ainda muitos empresários achem que os relatórios contábeis e gerenciais sirvam apenas para apresentação ao governo diante de fiscalizações, ao que percebemos, essa não é uma verdade, principalmente quando se deseja aumentar o capital de giro.
Através deles identificar com mais facilidade onde estão os gargalos do negócio e isso permite direcionar os esforços a corrigir pontos críticos.
Registrar de forma metódica todos as movimentações é uma maneira de manter o controle da sua empresa e ter disponíveis informações fidedignas sempre que for necessário.
Usar os relatórios elaborados pelo sistema de gestão e contabilidade ajudam a melhor entender a realidade da empresa.

Saiba que a factoring é uma grande aliada no aumento do capital de giro da sua empresa

Factoring é um amétodo de estímulo financeiro às micro, pequenas e médias empresas, e uma ferramenta que deve ser usada por quem deseja fazer a empresa crescer.
Consiste na compra dos créditos decorrentes de vendas realizadas à prazo, ou seja, de forma geral, atua como antecipação de recebíveis, a empresa repassa as duplicatas emitidas aos clientes para terceiros em troca do adiantamento desses valores.
Empresas de factoring, que atuam com fomento mercantil, não podem ser confundidas com instituições financeiras, pois elas não emprestam dinheiro, tampouco trabalham com títulos descontados, mas recebem os títulos creditícios e os controlam sem, portanto, usar recursos financeiros de outras pessoas físicas ou jurídicas.
Usar o factoring com o objetivo de aumentar o capital de giro com o objetivo do crescimento do negócio é vantajoso, pois, além de ter em mãos com mais agilidade dinheiro de venda à prazo, permite transferência do risco do não recebimento dessas dívidas.    
Além disso, fazer uso de factoring permite disponibilizar maiores prazos nas vendas, e isso favorece a competitividade do negócio, e isso a um custo reduzido, em comparação a outras modalidades de obtenção de capital de giro, como o financiamento bancário.


Como observado, existem ações programadas que devem ser feitas por quem deseja usar o capital de giro para fazer a empresa crescer, dentre elas podemos citar o corte de custos desnecessários, a elaboração de um planejamento tributário eficiente, a elaboração de um planejamento estratégico definido dentro dos objetivos da organização, o uso do fluxo de caixa e de outros relatórios gerenciais e contábeis como bases à tomada de decisão, aprimoramento do gerenciamento de estoques e, principalmente, contar com a ajuda de empresas de factoring, já que contribuem com o adiantamento de recebíveis a prazo por menores custos, em comparação a outras modalidades disponíveis no mercado. 

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033

    Siga-nos: