/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

Quais são as vantagens e desvantagens de se terceirizar um serviço de cobrança?


11/09/2017 | 0 Comentários | por Decisão

A terceirização é tendência no mercado brasileiro atual. Cada vez mais, as empresas têm optado por esse tipo de contratação, pela economia e pela especialidade do serviço prestado.

Um exemplo é o serviço de cobrança, terceirizado para reduzir custos e alcançar objetivos com maior eficiência. Pensando nisso, vamos tratar neste artigo das vantagens e das desvantagens de terceirizar essa atividade. Confira!

Redução de custos operacionais

A atividade de cobrança demanda custos elevados para a sua operacionalização. Gastos com telefone, internet, Correios, pessoal, entre outros, são muito altos e oneram o orçamento de qualquer empresa.

Ao contratar uma assessoria de cobrança, a contratante arcará somente com o valor pago em contraprestação aos serviços realizados, que geralmente não varia de forma proporcional aos custos operacionais.

Nesse sentido, é vantajoso que a empresa contrate um serviço de cobrança terceirizado para economizar esse tipo de gasto e investir o valor economizado no seu crescimento.

Foco e especialização do serviço de cobrança

Uma empresa que tem um setor específico para a realização de cobrança nem sempre é capaz de destinar funcionários exclusivamente para esse tipo de serviço.

Em geral, os colaboradores que têm como função a cobrança de clientes inadimplentes acabam realizando outras atividades dentro da empresa, como o faturamento, o acompanhamento das cobranças bancárias e o atendimento geral de clientes, por exemplo.

Essas atividades são importantes para o funcionamento da empresa, mas acabam desviando o foco dos funcionários na realização de suas tarefas principais.

Assim, ao terceirizar o setor de cobrança, a empresa terá a certeza de que as pessoas envolvidas nesse serviço dedicam-se exclusivamente à sua prestação e poderão apresentar resultados com maior excelência e eficiência.

Além disso, os funcionários da empresa contratante poderão se dedicar apenas à sua atividade principal, sem a sua atenção desviada para atividades-meio, como é o caso da cobrança.

Impessoalidade no contato com o cliente

A maioria dos clientes mantém um relacionamento duradouro com a empresa, onde são criados vínculos estreitos de parceria comercial e até mesmo de amizade com os funcionários.

Essa relação é abalada quando é necessário cobrar parcelas em atraso ou qualquer outro tipo de inadimplemento dos clientes, pelos colaboradores da empresa.

Por isso, outra vantagem da contratação de um serviço de cobrança terceirizado é a impessoalidade no tratamento dos clientes inadimplentes, que serão cobrados sem interferir na relação comercial existente.

Responsabilidade pela assessoria de cobrança

De acordo com a legislação trabalhista brasileira, o contratante de um serviço terceirizado tem responsabilidade em relação ao cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias da empresa contratada.

Isso significa que, na hipótese de a empresa terceirizada não cumprir com os seus deveres legais, a empresa contratante poderá arcar com os débitos provenientes dessa infração, de forma subsidiária ou solidária.

Para tanto, caberá à contratante fiscalizar a contratada nesses aspectos, para não correr o risco de ser responsabilizada por infrações que não cometeu.

Essa responsabilidade de fiscalização e acompanhamento das operações da empresa terceirizada demanda tempo e disposição.

Logo, essa é uma das desvantagens da terceirização da cobrança, o que deve ser ponderado pela empresa na hora de fazer esse tipo de contratação.

Falta de controle direto das atividades

Ainda que a assessoria de cobrança envie relatórios periódicos que atestam os serviços prestados à contratante, o controle da qualidade das atividades é mais difícil de ser feito de forma remota.

Pode ser que a empresa contratante corra o risco, por exemplo, de que os funcionários do escritório de cobrança tenham um tipo de tratamento que ela não considera adequado para os seus clientes.

Diante disso, a falta de controle direto da cobrança é uma desvantagem que deve ser avaliada com critério, antes de tomar a decisão de terceirizar. Normalmente a utilização de softwares podem minimizar essa falta de controle já que, atualmente encontra-se disponível no mercado, soluções onde o credor pode acompanhar em tempo real as negociações e cobranças. 

Agora que você já conhece quais são os benefícios e os prejuízos da terceirização do serviço de cobrança, vai ficar mais fácil definir o que é adequado para a sua empresa.

Se você gostou do conteúdo deste artigo e quer se manter informado sobre as principais questões relacionadas ao serviço de cobrança, siga o nosso perfil no Facebook, no Twitter e no Linkedin para ficar por dentro de tudo o que compartilhamos!

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033


Representante - MT

(65) 3646-8803 / 99227-5789

    Siga-nos: