/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

Quais os tipos de boletos de cobrança e para que servem?


24/02/2020 | 7 Comentários | por Decisão

 

Você sabe quais são os principais tipos de boletos de cobrança? Essa pergunta é extremamente pertinente, pois muitas empresas disponibilizam essa forma de pagamento com a intenção de atender aos clientes que não têm cartão de crédito para fazerem compras a prazo.

Isso pode acontecer por diferentes motivos. Entre eles estão a falta de renda fixa, o baixo salário, entre outras causas que dificultam a aprovação do crédito por parte dos bancos.

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post explicamos detalhadamente quais são os principais tipos de boletos de cobrança e as utilidades de cada categoria disponibilizada no mercado. Dessa maneira, você terá a segurança de qual é o melhor tipo para a sua empresa. Continue lendo!

O que é o boleto bancário?

 

Antes de explicar detalhadamente sobre os tipos, é necessário entender o conceito de boleto bancário. Trata-se de um modelo de pagamento que apresenta a vantagem de possibilitar às pessoas que não têm cartão de crédito ou conta em banco a comprarem um produto ou serviço. Isso porque, com a emissão desse documento, o cliente inclusive pode pagar uma determinada conta por meio do dinheiro em espécie.

Podemos afirmar, portanto, que as empresas que contam com boleto bancário conseguem vender mais, pois atingem um número maior de clientes. Dessa modo, disponibilizar essa forma de pagamento é uma maneira de sobrevivência.

Quais os tipos de boletos de cobrança?

Boleto sem registro

Também é conhecido como boleto simples. Ele era emitido com frequência, entretanto as regras mudaram e esse documento não pode ser mais emitido. Quando esse documento era lançado, as informações referentes aos compradores, data de vencimento e o valor da aquisição de um produto ou serviço não eram repassadas à instituição bancária.

Isso significa que a empresa precisava ter um forte controle dos recebimentos. Além disso, era necessário conferir o preço e o prazo de pagamento para ter a certeza de que a emissão foi realizada com todas as informações corretas.

Outra desvantagem é que o boleto sem registro abria mais probabilidades para fraudes e cobranças enganosas. Foi justamente por esse motivo que esse tipo de documento parou de ser emitido.

Por outro lado, apesar dos pontos negativos, o boleto simples apresentava a vantagem de ser flexível. Ele possibilitava que as companhias alterassem as condições de pagamento, valores e outros dados sem comunicar ao banco emissor.

Boleto registrado

 

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) determinou, no ano passado, a obrigatoriedade do boleto bancário para as cobranças. Essa medida tem como objetivo assegurar mais segurança ao sistema de pagamentos, confiança (por parte dos clientes e às empresas) e diminuição do número de fraudes. Além disso, justamente pelo fato de ser registrado, a empresa pode protestar o título nos casos de inadimplência. Basta fazer o procedimento no cartório de títulos.

Nesse modelo, os dados em relação a empresa que fornece o serviço e o consumidor precisam estar no documento. Além disso, é necessário constar o valor cobrado por um produto ou serviço, a data de vencimento, o código de barras etc.

No boleto registrado, os bancos aceitam boletos de qualquer valor. Até a data de vencimento, o documento pode ser pago em qualquer banco, pois o sistema é centralizado. Muito prático isso, concorda?

Cada tipo de boleto de cobrança tem características próprias e apresentam vantagens e desvantagens. Por isso é importante entender essas questões para que possa verificar qual o tipo é o ideal ao seu negócio.

Este post sobre os tipos de boleto de cobrança foi útil para você? Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos sobre o assunto em primeira mão, no seu e-mail.

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033

    Siga-nos: