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Meios de comunicação para cobrança: qual é o meio mais eficiente


23/10/2017 | 12 Comentários | por Decisão

Meios de comunicação para cobrança de dívidas

Atualmente, as assessorias de cobrança têm aproveitado cada vez mais a tecnologia e os novos meios de comunicação para realizar o seu trabalho.

Além do envio de cartas endereçadas ao devedor, as assessorias dispõem também do telefone, do e-mail, do SMS e do WhatsApp para realizar o seu trabalho.

O uso destas novas tecnologias é importante porque o contato estabelecido com o devedor é mais próximo, rápido e eficaz.

É por isso que uma das vantagens destes novos meios é que, com eles, a comunicação do débito e a cobrança ao devedor são feitas de forma mais direta. 

A seguir vamos falar sobre estes principais meios de comunicação e os benefícios que oferecem para as assessorias de cobrança. Acompanhe!

Telefone

Apesar de o telefone não ser uma tecnologia tão recente, todas as assessorias adotam este meio de comunicação como principal forma de cobrar dívidas pendentes.

Esta predileção ocorre porque, através de um telefonema, a assessoria pode informar ao devedor do seu débito, apresentar uma versão resumida do cálculo da dívida e oferecer as opções de pagamento e tem uma interação maior com o devedor.

Além disso, como a comunicação é feita em tempo real, é possível a negociação direta das parcelas, dos juros e das correções pelo cobrador que realizou a ligação.

Assim, o devedor poderá analisar as suas opções, oferecer contrapropostas e já expressar a sua decisão à assessoria da cobrança.

Por isto, as chances de conseguir reverter a situação de inadimplência do devedor de forma rápida e dinâmica é muito maior pelo telefone.

E-mail

Outra forma muito utilizada pelas assessorias de cobrança para reaver valores devidos é o correio eletrônico.

À semelhança das cartas de cobrança, os e-mails podem ser uma alternativa interessante para cobrar valores em aberto, já que todo o detalhamento da dívida pode ser disponibilizado para o devedor, incluindo tempo de atraso, juros, multas e eventuais correções.

O e-mail poderá conter, ainda, as possibilidades de quitação da dívida em aberto e, para efeitos jurídicos, constitui prova de que o devedor foi contatado para cumprimento de suas obrigações.

SMS

Não só os telefonemas são usados para entrar em contato com os devedores pelas assessorias de cobrança.

Como hoje em dia praticamente todo mundo tem um celular, o SMS também é uma opção bastante viável para cobrar os débitos.

As mensagens instantâneas são usadas como uma espécie de lembrete para que os devedores não se esqueçam de liquidar os valores pendentes de pagamento.

Fácil, rápido e simples de usar, o SMS é uma alternativa de cobrança que não promete resolver, no ato, a inadimplência, mas serve como uma forma de alertar os inadimplentes de suas dívidas.

WhatsApp

Assim como os telefonemas e as mensagens instantâneas, o WhatsApp é outro aliado presente nos smartphones para as assessorias de cobrança.

Tal qual em uma ligação ou em um e-mail, o cobrador poderá expor a situação ao devedor, apresentar o histórico da dívida e todas as possibilidades de liquidá-la.

Ademais, diante da resposta do inadimplente, poderá avaliar a possibilidade de flexibilização das parcelas, redução de juros e multas e extensão do prazo para efetuar o pagamento.

Outro ponto a favor do WhatsApp é que, através deste aplicativo, é possível também enviar fotos e mensagens de áudio, o que facilita ainda mais o contato da assessoria com o devedor.

E então, já sabe qual é o melhor meio de comunicação para cobranças? Se você gostou desta dica e conhece outras pessoas e assessorias que também vão aproveitá-la, ajude-nos a espalhar conhecimento e compartilhe este artigo nas suas redes sociais!  

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