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Cobrança Factoring

Indicadores importantes para uma assessoria de cobrança


17/09/2018 | 2 Comentários | por Decisão

Ter uma assessoria de cobrança e intermediar as relações entre credores e devedores a fim de alcançar a quitação das dívidas não é tarefa fácil, especialmente no momento de crise que o Brasil vem passando.

Para o bom funcionamento das operações de uma assessoria de cobrança e o cumprimento das metas determinadas também é necessário que se observe alguns indicadores que são fundamentais para levar a empresa ao sucesso. É a partir dos indicadores, esta excelente ferramenta de gestão, que podem ser verificados os resultados obtidos e observar se são positivos ou negativos.

Os indicadores influenciam diretamente o bom desempenho da empresa.

E aqui vamos enumerar alguns. Fique de olho!

 

Contato com a Pessoa Certa (CPC)

Em uma central de cobrança inúmeras ligações são feitas aos devedores todos os dias, porém nem todos os devedores contatados poderão ou irão quitar as dívidas. Então, fazer contato direto com o devedor é primordial para o sucesso da central.

Toda a operação de uma campanha de cobrança deve ser monitorada e cada dado faz toda a diferença, já que existem custos financeiros e temporais sendo computados durante o processo e é preciso que se constate se o custo-benefício está sendo positivo ou se o custo total da operação não está atendendo às expectativas do plano de ação.

Montante de valores recuperados

Importantíssimo indicador do setor de cobranças, o montante de valores recuperados deve ser constantemente monitorado a fim de avaliar os resultados da empresa.

Verificar esse indicador é primordial para saber se o investimento no departamento de contact center está sendo bem empregado e se está alcançando o retorno desejado.

Apesar de ser uma prática um tanto quanto perigosa, alguns gestores ainda se utilizam apenas desse indicador para avaliar os resultados alcançados.

Talk Time

Controlar o tempo médio de uma negociação é de suma importância para o sucesso de uma campanha. Por mais que o processo de renegociação seja demorado e demande mais tempo de conversação é importante que se otimize este processo considerando a régua de cobrança determinada para cada operação.

Nem sempre ficar mais tempo em uma negociação é sinônimo de fechar um negócio, então ficar atento a este indicador é uma obrigatoriedade.


Atingir os objetivos exige bastante habilidade de negociação do time que compõe a empresa, além de também exigir uma gestão composta por processos organizacionais bem estruturados que consigam levar o atendimento sempre à conversão positiva e que não traga prejuízos à empresa.

Uma equipe bem estruturada e alinhada a todos os objetivos da empresa é mais produtiva e principalmente, é mais eficiente em ficar atenta aos indicadores e permanecer no caminho certo para a evolução da empresa.

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