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Gestão de Cobrança: como torná-la mais eficiente?


17/08/2016 | 12 Comentários | por Decisão

A conjuntura econômica pouco favorável atual do Brasil está fazendo com que o dinheiro fique curto para muitas pessoas e isso acaba gerando um sério problema de inadimplência. A grande questão é que manter um setor interno exclusivo para cobranças é algo complexo e dispendioso. Caso prefira manter a sua própria cobrança, sugerimos que leia esse conteúdo!

Dentro desse contexto, qualquer empresa que precise sobreviver deve arrumar um jeito de gerenciar essas dificuldades da melhor forma para não espantar os clientes na hora da recuperação do crédito. Por isso mesmo, muitos empreendimentos preferem terceirizar essas atividades para especialistas e evitar os riscos de arcar com tarefas que não são o foco do negócio. Sugerimos que leia o conteúdo abaixo, o que possibilitará tornar essa gestão muito mais eficiente. Confira:

 

Tenha um plano de cobrança

Quando chega efetivamente a hora da cobrança, é sempre bom ter um plano para não cometer erros. Lembre-se de que as condições de pagamento já devem ter sido previamente acordadas e bem explanadas, com datas, valores e as formas de pagamento.

A próxima etapa é o acionamento em si, estabelecendo contato com o devedor através de todos os canais possíveis, tais como telefone, e-mail, SMS ou uma carta, dando, por exemplo, o prazo de uma semana para que o cliente honre o compromisso.

 

Use uma ferramenta digital

Um sistema de cobrança pode ser muito útil para uma boa gestão de cobranças, afinal, ele centraliza as informações e automatiza a notificação aos clientes. Um dos benefícios de utilizar uma solução digital é que, por e-mail, o devedor receberá a notificação e terá a opção de escolher entre os meios disponíveis de pagamento.

Isso deixa a relação com o seu público mais amistosa e reduz perdas ligadas à inadimplência, deixando os papéis e as planilhas no passado, economizando tempo, evitando erros e reduzindo os gastos com funcionários.

 

Esteja atento ao CDC

É preciso estar atento ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) na hora de fazer as cobranças, pois a lei estabelece uma série de exigências para conseguir a recuperação do débito. O devedor, por exemplo, não deve ser submetido a qualquer tipo de constrangimento. Ele também não pode sofrer ameaças, nem ser exposto ao ridículo.

Como essa tarefa não é simples, a empresa deve apostar em profissionais do ramo, pois as regras são rígidas e a relação entre o público e o negócio pode ser prejudicada. Uma assessoria de cobrança pode resolver o problema, pois conta com um time especialistas tarimbados no assunto.

 

Conheça suas limitações

Conhecer suas limitações é fundamental para conquistar uma boa gestão de cobrança. Se o seu negócio não está com dinheiro sobrando e você não quer investir na contratação de funcionários extras, ter um setor exclusivo para recuperações é desnecessário e o pior: pode reduzir os seus níveis de eficiência.

Nesse momento, é essencial que os gestores tenham um grande poder de autocrítica e não queiram dar um passo maior que as pernas. Terceirizar pode eliminar esses processos burocráticos do dia a dia e permitir que recursos que seriam destinados para um departamento de cobrança acabem indo para investimentos ou outras áreas vitais para o andamento do negócio. Pense bem: uma empresa que vende, deve focar em vender. Já uma empresa que cobra, pode focar em apenas cobrar.

 

Conte com uma assessoria de cobrança

A assessoria de cobrança pode ser a melhor opção para melhorar a sua gestão. Esse tipo de auxílio se caracteriza pela prestação de serviços de recuperação de dívidas, atuando em todas as partes do processo e conferindo muito mais autoridade para sua organização. Através de softwares especializados, a assessoria facilita a prestação de contas para sua empresa e torna cada passo muito mais seguro e dinâmico.

Se você quer diminuir os seus custos de manutenção de um departamento exclusivo de cobrança e deseja minimizar os processos burocráticos tendo mais controle das suas atividades finais, terceirizar esse trabalho é uma excelente ideia: deixe o controle dos atrasos com quem melhor entende do assunto!

E então, aprendeu como deixar a gestão de cobranças mais eficiente? Caso seu departamento de cobrança ou escritório de cobrança necessite de uma solução para otimizar e gerenciar suas cobranças, entre em contato com a gente e conheça o sistema DiCobWeb!

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