/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

Conheça o modelo de carta de cobrança promocional


30/10/2017 | 0 Comentários | por Decisão

O modelo de carta de cobrança promocional é uma dessas estratégias que costumam gerar bons resultados para recuperação dos valores devidos. Confira abaixo as suas principais características e utilidades.

O que é e como funciona o modelo de carta de cobrança?

A carta de cobrança promocional, ou amigável, como o próprio nome indica, é uma correspondência enviada aos devedores com o objetivo de cobrar os seus valores devidos.

Por meio dessa correspondência, a assessoria de cobrança oferece aos devedores condições especiais de pagamento, campanhas de quitação total do débito, dentre outras possibilidades, tudo com o intuito de motivá-los a quitar a dívida.

Pode ser que a carta seja enviada pela primeira vez ao devedor, a fim de notificá-lo da dívida e incluí-lo no programa proposto pela assessoria, com a previsão de prazo para quitação e de cadastro nos programas de proteção ao crédito.

Pode ser também que a sua função seja a de propor novas condições de quitação, para os devedores já notificados, em razão de alguma campanha de incentivo à amortização da dívida.

O envio pode ser realizado via e-mail ou pelos Correios e, no geral, obedece um cronograma elaborado pela empresa, de acordo com a campanha de cobrança vigente.

Pode parecer simples, mas esse tipo de carta deve ser redigido com cuidado, para cumprir o objetivo de motivar o inadimplente a quitar o seu débito. Veja abaixo como a carta de cobrança promocional deve ser elaborada.

Como ela deve ser elaborada?

O primeiro ponto a ser considerado para envio da carta de cobrança é a forma de abordagem. Se você optar pelo envio via Correios, o envelope não deve conter quaisquer indícios do assunto da correspondência.

Caso contrário, a privacidade do devedor estará prejudicada, o que representa violação às normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Quanto ao tom da mensagem, é interessante que ele seja direto e apresente, de forma simples e de fácil entendimento, toda a proposta da campanha de cobrança.

No entanto, deve-se tomar cuidado para que a mensagem direta não seja carregada de rispidez e impessoalidade.

Lembre-se de que, nesse tipo de comunicação, o devedor deve se sentir atraído pelas condições propostas e não intimidado pela cobrança da dívida.

Além disso, é interessante também que a carta seja redigida de acordo com o perfil dos destinatários e sem excesso de formalidades.

Em relação ao conteúdo desse documento, é imprescindível que todos os dados relacionados à dívida cobrada estejam explicitados, para que o destinatário saiba a sua origem e para que não restem dúvidas quanto aos valores em aberto e às condições de quitação sugeridas.

Por fim, para o fechamento da carta, não deixe de inserir os contatos da assessoria de cobrança (e-mail, telefone, endereço) e incluir os boletos para pagamento, de acordo com a proposta da campanha.

Por que ela pode ser eficiente?

A carta de cobrança promocional possibilita a comunicação aos devedores de determinada campanha ou programa de regularização dos débitos, de maneira atrativa e amigável, a fim de incentivá-los a quitar as suas dívidas.

Diferentemente das formas de contato convencionais, em que o devedor se sente intimidado ou até assustado pela cobrança, com esse tipo de correspondência ele enxergará não uma ameaça, mas uma oportunidade de quitação dos débitos e possível retirada de seu cadastro do SPC/Serasa.

Ademais, a sua importância não reside apenas no estímulo da quitação dos valores devidos, como também na formalização da cobrança — que em alguns casos é exigida em lei, como nas hipóteses de inserção do nome do devedor nos programas de proteção ao crédito — em um primeiro contato do escritório de cobrança.

Viu como o modelo de carta de cobrança promocional pode ser usado na sua assessoria e gerar ótimos resultados? Com as ferramentas corretas, é possível recuperar os valores devidos com mais eficiência e rapidez. Se o conteúdo deste artigo lhe foi útil, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais? Assim, você também ajuda os seus amigos e colegas!

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033


Representante - MT

(65) 3646-8803 / 99227-5789

    Siga-nos: