/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

Como recuperar clientes inadimplentes e faturar mais?


13/05/2019 | 4 Comentários | por Decisão

O Brasil se recupera lentamente de uma das maiores crises econômicas enfrentada praticamente por todos os segmentos e por toda a população. Nesse contexto, recuperar clientes inadimplentes é essencial para qualquer negócio. A triste notícia é que mesmo havendo uma lenta recuperação, a inadimplência em 2018 aumentou e os números apontam que mais de 63 milhões de brasileiros têm alguma conta a pagar em atraso.

Mais do que nunca, aumenta a preocupação na recuperação de crédito e, com isso, cada vez mais se buscam técnicas de cobranças que sejam altamente eficientes para ajudar a recuperar clientes inadimplentes.

Vamos ajudar nesse post. Continue lendo e saiba tudo sobre como recuperar clientes inadimplentes e faturar mais.

Prevenir ainda é o melhor remédio

Uma das melhores soluções para o problema da inadimplência é contribuir para que ela não aconteça, ou seja, ter uma política de concessão de crédito e ajudar seu cliente lembrar de pagar a conta.

É comum que na correria do dia a dia, alguns pagamentos passem em branco. Para evitar esse problema, existem ferramentas que enviam mensagens lembrando o cliente da conta a pagar e do vencimento, alguns dias antes do prazo.

Esses lembretes podem ser por e-mail, mensagem de celular e até mesmo por correspondência normal, é a chamada régua de cobrança, uma ferramenta eficaz para evitar a inadimplência.

Essa mesma ferramenta, inclusive, pode identificar no sistema quando o pagamento não foi feito na data determinada e disparar um outro lembrete, informando que o débito não foi quitado e enviando a segunda via do boleto.

É preciso investir na sua equipe de cobrança

Investir em ferramentas que auxiliem o processo de cobrança é fundamental para facilitar algumas etapas do mesmo. No entanto, existirão situações em que será essencial que você tenha profissionais capacitados para fazer a intermediação.

O Código de Defesa ao Consumidor penaliza ações que possam levar o inadimplente ao constrangimento. Por isso, é preciso investir na capacitação da sua equipe de cobrança, para que os envolvidos iniciem uma abordagem de forma adequada e que não se corra o risco de perder o cliente e manchar o nome da sua empresa.

Ofereça oportunidades para recuperar clientes inadimplentes

A legislação determina que a partir de 30 dias de atraso no pagamento, a empresa poderá incluir o nome do cliente no SPC. Mas, antes de colocar o seu cliente no SPC, entre em contato para tentar a solução do problema.

Nesse primeiro contato não cobre, mas sim converse com o seu cliente inadimplente. Entenda qual real situação que ele vivencia e o que o levou a atrasar o pagamento. Afinal, ele pode estar passando por sérios problemas.

Identificado o problema, ofereça oportunidades que facilitem o pagamento para ele.

Conquiste o seu cliente

Use da empatia. Seu cliente inadimplente precisa sentir que a pessoa que está conversando com ele compreendeu a sua dor e os motivos que o levaram a não realizar o pagamento da dívida.

Ele também precisa perceber que você está oferecendo oportunidades para ajudá-lo a resolver o problema do débito, e que a empresa não tem apenas o objetivo de cobrar e, sim, de ser parceira em um momento difícil para ele.

Por isso, o ato de cobrar vai muito além, é preciso conhecer o seu cliente e oferecer condições que o ajudem na solução do problema. É preciso cativá-lo.

Conte com um serviço especializado de cobrança

Todo o processo de cobrança exige conhecimento, investimentos em ferramentas e capital humano, o que, algumas vezes, pode se tornar oneroso para a sua empresa.

Uma assessoria de cobrança mantém as mais modernas ferramentas e investe na especialização e capacitação do seu quadro de colaboradores.

Terceirizar o serviço de cobrança é o melhor caminho para quem quer recuperar clientes inadimplentes e faturar mais, assim, além de aumentar a recuperação de crédito, você ganha tempo para investir nas partes que realmente gosta do seu negócio.

Agora que você sabe um pouco mais sobre como recuperar clientes inadimplentes, curta a página da Decisão Sistemas no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033

    Siga-nos: