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Como definir metas inteligentes em assessorias de cobrança


18/09/2017 | 0 Comentários | por Decisão

Na hora fixar metas, no entanto, mais do que motivar a equipe, o gestor precisa definir metas inteligentes . Isto é, metas realistas e práticas.

Construir boas metas é quase uma arte, que requer método e conhecimento. Se você nunca ouviu falar na Metodologia SMART, está na hora de aprender um pouco mais sobre essa técnica que gera muitos resultados e pode ser uma excelente ferramenta para assessorias de cobrança. Confira!

Como definir metas inteligentes para assessorias de cobrança?

O nome SMART faz referência às iniciais dos "pilares" da metodologia de definição de metas, mas também significa "Inteligente", em inglês. Para que uma meta seja considerada SMART (Inteligente), ela precisa ser:

  • eSpecífica
  • Mensurável
  • Atingível
  • Relevante
  • Temporal

Sem esses elementos, a chance de uma meta não se tornar exequível é bem grande, especialmente no contexto das assessorias de cobrança.

Metas precisam ser específicas

O primeiro elemento para definir metas inteligentes é a especificidade, ou seja, uma boa meta deve ter um único significado que independe de interpretações. Se a meta para as assessorias de cobrança é aumentar resultados na recuperação de crédito, por exemplo, saiba que “aumentar resultados” apenas não é uma meta específica.

Afinal, o conceito de “resultados” é bastante amplo e pode ter vários significados na prática.

Para fazer com que uma meta seja específica, vale a pena questionar algumas coisas, como por exemplo:

  • Qual é o objetivo daquela meta?
  • Como ela será realizada?
  • O que significa bater a meta?
  • Por que ela existe?

Levando isso em consideração, uma meta SMART para a sua equipe pode ser aumentar o número de resultados em recuperação de créditos para dívidas de até R$ 1000,00. Isso reflete especificidade!

Metas precisam ser mensuráveis

Quem não conhece a famosa frase de Peter Drucker que diz “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Se você pretende criar boas metas para a sua equipe, você também precisa encontrar formas de medir o atingimento e os resultados promovidos pelas ações.

Isso pode ser feito por meio de números, planilhas, questionários e diversas outras ferramentas. As mais utilizadas hoje por escritórios e assessorias de cobrança são os softwares especializados em gestão de cobranças.

Metas precisam ser atingíveis

Se por um lado, a frase de Drucker faz muito sentido em termos de criação de metas, a famosa frase de Jim Goodwin “o impossível é geralmente o que não foi tentado” deve ser vista com cautela.

Afinal, para que uma meta seja realizável, ela precisa ser atingível.

Metas impossíveis servem apenas para desestimular e gerar sentimento de frustração e incapacidade. Os grandes desafios das assessorias de cobrança devem ser enfrentados com passos possíveis e não com "metas mirabolantes".

Metas precisam ser relevantes

Se não existe clareza quanto a execução de uma meta ou sua relevância não é reconhecida por sua equipe, existem grandes possibilidades dela não ser atingida. Ser relevante significa promover impactos diretos, trazendo resultados como consequência do binômio “ação reação”.

Portanto, se a sua meta não está ligada a impactos, é bom repensá-la!

Metas precisam ser temporais

Uma meta precisa ser atingida considerando um determinado período. Pode ser dia, mês, ano, semestre, horas, não importa. O que importa é que sua meta considere um período para ser atingida.

Esse fator é que faz com que as pessoas se motivem e coloquem esforços para bater o relógio. O tempo, na construção de uma meta é um fator importante, já que é através dele que você também pode mensurar os resultados.

Lembre-se, no entanto, que a fixação do tempo também deve considerar a questão de ser atingível.

 

A metodologia das metas SMART vem trazendo impactos positivos no que se refere à produtividade das empresas. Além de deixar equipes motivadas, esse tipo de metodologia vem auxiliando no gerenciamento e no desenvolvimento de inúmeros setores.

Gostou dessas dicas para definir metas inteligentes? Você já usa metas SMART? Acha que pode ser uma metodologia efetiva para sua assessoria de cobrança? Deixe seus comentários!

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