/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

Blockchain e o sistema de pontuação de crédito: a revolução?


10/06/2019 | 3 Comentários | por Decisão

Você sabe qual é a relação entre blockchain e o sistema de pontuação de crédito? Parecem conceitos distantes, mas eles tendem a ficar cada vez mais integrados. Essa nova tecnologia tem sido utilizada com a intenção de otimizar a realização de diferentes processos, como a realização de pagamentos, transações e também a análise da pontuação de crédito de cada indivíduo.

 

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post explicaremos sobre o significado dessa nova tecnologia, como funciona essa ferramenta e informaremos sobre a relação entre blockchain e o sistema de pontuação de crédito. Acompanhe a seguir.

 

O que é o Blockchain?

Essa tecnologia funciona como se fosse uma espécie de banco de dados, registrando vários tipos de transações e tem os seus registros espalhados em vários computadores. Os arquivos são armazenados nessa ferramenta estão separados em várias bibliotecas pelo mundo. Apagar as informações presentes nesse local é uma tarefa muito difícil.


Vale destacar que a ferramenta é pública. Devido a essa característica, qualquer indivíduo pode verificar e conferir todas as movimentações registradas nela. Dessa maneira, você consegue ter acesso à base de dados pelo seu computador e ver uma negociação que ocorreu entre duas pessoas: uma Argentina e outra na Espanha, por exemplo.


No entanto, não é possível saber os detalhes sobre quem são os envolvidos. Isso porque, todas as informações são criptografadas. Você sabe apenas que uma determinada transação aconteceu e que ela está gravada na blockchain.

Como funciona a tecnologia?

As informações armazenadas nos computadores são centralizadas em apenas um local. Por causa dessa característica, esses dados são suscetíveis a hackers, pois o que está sendo arquivado nesse local pode ser corrompido facilmente.


Por outro lado, a tecnologia transforma a maneira como a infraestrutura de dados funciona. Em vez de um local central onde as informações são armazenadas, os dados são duplicados e mantidos em vários locais.


A ferramenta é atualizada regularmente e essas modificações fazem que as informações não estejam disponíveis para os hackers corromperem ou invadirem. A manutenção dos registros é sofisticada e, por conta disso, você sempre terá versão mais recente e nenhuma informação será perdida nessa ferramenta.


A blockchain, portanto, é uma ferramenta compartilhada e qualquer pessoa pode ter acesso às informações cadastradas nela. Essas propriedades garantem uma maior eficiência no espaço de armazenamento e permite que você consiga analisar um volume maior de dados de maneira eficaz.

Qual é a ligação entre blockchain e o sistema de pontuação de crédito?

Como já dito neste post, nessa ferramenta as informações são criptografadas e descentralizadas. Isso garante uma maior segurança nas informações cadastradas nesta ferramenta.


Agora, você deve estar perguntando: qual a relação entre blockchain e o sistema de pontuação de crédito? As características descritas sobre a ferramenta fazem que ela seja extremamente útil na transmissão de informações importantes e entre elas está à pontuação de crédito de cada indivíduo.


Por meio dela, a pessoa pode conseguir ou não aprovação para conseguir empréstimos, financiar um carro, uma casa ou realizar compras a prazo.


Dessa forma, fica mais fácil também para as empresas obterem dados precisos e atualizados sobre os clientes, fazerem uma análise precisa de crédito e controlar os índices de inadimplência.


Em um sistema blockchain, o hacker precisa ter controle de mais de 50% da rede para conseguir captar as informações. É muito difícil que isso aconteça, considerando o fato de que as informações não estão centralizadas. Consequentemente, essa característica garantirá uma maior segurança aos dados que costumam ser consultados. O número do CPF, a carteira de motorista e o RG são alguns dos documentos repassados durante as consultas de crédito.


Com essa nova tecnologia, esses dados ficam protegidos. Dessa maneira, podemos afirmar que uso da blockchain assegura que as verificações de crédito não expõem e nem comprometam as informações confidenciais de cada pessoa. Além disso, será possível ter resultados mais rápidos e atuais durante as consultas.


Com a blockchain também é possível transmitir informações de maneira rápida e transparente para outros países. Antigamente, os históricos não eram fáceis de serem levados ao exterior. Dessa maneira, os indivíduos que mudaram de país começar tudo de novo em relação à necessidade de crédito. Muitas pessoas que tinham um score positivo passaram a não ter pontuação.


A blockchain e o sistema de pontuação de crédito aparentemente são conceitos distantes, mas eles tendem a se relacionar. Essa nova tecnologia ajudar a garantir mais segurança os dados pessoais de cada indivíduo. Isso garantirá uma maior precisão nas pesquisas. Diante dessas características, a blockchain tende a ser uma ferramenta indispensável na realização de análise de crédito.


Este post sobre blockchain e o sistema de pontuação de crédito foi útil para você? Curta nossa página no Facebook e receba mais conteúdos incríveis como este em primeira mão.

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033

    Siga-nos: