/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

Afinal, o que é o Tempo de Vida dos Clientes (VTVC)?


15/04/2019 | 1 Comentários | por Decisão

Compreender o que é o Tempo de Vida dos Clientes, também conhecido por VTVC e saber como utilizá-lo a seu favor é muito importante para a sua empresa.

Phillip Kotler, professor universitário e escritor de livros na área de Marketing, afirma que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual.

Por essa razão, quando falamos sobre assessorias de cobrança se torna essencial compreender o VTVC.

O post de hoje fala sobre isso, como calcular o seu valor e porque isso é tão importante para uma assessoria de cobrança, continue lendo!

O que é o Tempo de Vida dos Clientes (VTVC)?

O Tempo de Vida dos Clientes é uma métrica comercial que indica qual o tempo que um cliente provavelmente permanecerá fazendo negócio com sua empresa.

Para compreender melhor como funciona o Tempo de Vida dos Clientes (VTVC) podemos introduzir outra métrica: o Valor de Tempo de Vida dos Clientes.

O Valor de Tempo de Vida dos Clientes mede a quantidade total de receita que sua empresa receberá durante o relacionamento com o cliente.

Basicamente, o VTVC é calculado com base no valor pago pelo cliente e a quantidade de tempo do relacionamento entre vocês.

Como calcular o Valor de Tempo de Vida dos Clientes?

Ao saber qual é o Valor de Tempo de vida dos clientes, você consegue identificar se está realmente ganhando dinheiro ou não com cada cliente.

É necessário se fazer três perguntas:

  1. Qual o valor médio da primeira compra do cliente?

  2. Qual é o valor mensal de receita proveniente desse cliente?

  3. Por quanto tempo esse cliente continuará comprando da minha empresa, ou seja, qual é o VTVC?

Sabendo responder essas três perguntas, é possível calcular o Valor de Tempo de Vida dos Clientes. Vamos supor que você tenha uma empresa que ofereça serviço de assessoria de cobrança.

Na primeira venda, um cliente gasta 20 mil reais e depois passa a receber uma taxa de dois mil reais por mês. Dessa forma, se o VTVC for de 2 anos, você pode facilmente calcular qual será o Valor de Tempo de Vida do Cliente.

A primeira compra será de 20 mil e depois disso a cada ano você ganhará 24 mil (2 mil por mês). Como o Tempo de Vida do Cliente é de dois anos, você terá 48 mil.

Tudo isso somado dará um Valor de Tempo de Vida dos Clientes de 68 mil reais.

Essa é uma forma simplificada para calcular o Valor de Tempo de Vida dos Clientes, muitas empresas consideram na conta todos os gastos para adquirir e manter o cliente, como marketing, custo da equipe e até mesmo o custo da mercadoria ou serviço vendido.

Por que é importante analisar o Tempo de Vida dos Clientes?

O Tempo de Vida dos Clientes está diretamente ligado com a qualidade do atendimento e do serviço ou produto ofertado.

Por essa razão, saber qual é o VTVC e levar isso em consideração nas métricas da assessoria de cobrança é essencial para mantê-la funcionando bem.

Se o Tempo de Vida dos Clientes é muito baixo, isso quer dizer que a sua empresa não está conseguindo satisfazer as necessidades dos clientes e retê-los.

Para confirmar a importância dessa métrica, uma pesquisa publicada na Harvard Business Review aponta que aumentar a retenção dos clientes em 5% pode aumentar os lucros de 25% a 95%.

Agora que você já sabe tudo sobre essa métrica, não deixe de seguir nossa página no Facebook para mais posts exclusivos!

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033

    Siga-nos: