/BLOG

Destaque:

Cobrança Factoring

A ligação entre Cadastro Positivo e Assessorias de Cobrança


25/02/2019 | 1 Comentários | por Decisão

O Cadastro Positivo foi criado por meio de legislação federal no ano de 2011, mas iniciou efetivamente sua operação em 2013. No entanto, ele ainda não era amplamente conhecido pela população brasileira e não era aplicado da maneira adequada e correta junto ao mercado consumidor.

Isso aconteceu porque o cidadão que tinha interesse em constar no Cadastro Positivo, ou seja, na lista de bons pagadores, teria que solicitar formalmente seu cadastramento junto a uma entidade autorizada.

O Governo Federal, no objetivo de incentivar a economia e a geração de empregos, está tornando automática a adesão dos bons pagadores ao Cadastro Positivo.

Com isto, os cidadãos que não desejarem aparecer no Cadastro Positivo, terão que formalizar o pedido de exclusão junto aos órgãos competente. A ótica invertida da usada primeiramente.

É fato que o Cadastro Positivo tem um grande potencial de contribuição junto às assessorias de cobrança. Ficou interessado? Continue lendo nosso post!

O que é Cadastro Positivo?

Mais detalhadamente, o Cadastro Positivo é um banco de dados onde constam as informações de pessoas físicas que pagam em dia suas contas.

Tal qual existe no país empresas especializadas em controlar e informar a seus associados aqueles que são inadimplentes, prestando o serviço de proteção ao crédito, a ideia do Cadastro Positivo é disponibilizar aos financiadores, informações a respeito de quem paga em dia.

O objetivo é facilitar e diminuir a burocracia na aprovação de crédito e permitir que o mercado saiba e conheça os bons pagadores.

As vantagens em ter seus dados incluídos no Cadastro Positivo são grandes, pois as avaliações do seu pedido de crédito tornam-se menos burocráticas e mais rápidas, podendo inclusive trazer benefícios em termos financeiros.

Quem pode ter seu nome incluído no Cadastro Positivo?

Todas as pessoas físicas, como já citamos, terão seus nomes incluídos automaticamente no Cadastro Positivo. É evidente que quem paga suas contas em dia e mantém um histórico favorável com relação a seus fornecedores será melhor beneficiado.

Isto não significa dizer que no caso de uma inadimplência atípica, por algum motivo fortuito, será razão para a penalização dos dados desta pessoa no cadastro.

Mesmo ocorrido um atraso, o cidadão continua no cadastro apenas com a ressalva que determinada conta não foi paga na data estipulada. Para os analistas de crédito das financiadores, bancos e lojas, o caso isolado é visto como um fato a parte, não prejudicando o histórico do cidadão cadastrado.

Diminuição de juros e concorrência ofertando financiamento

Um dos fatores que elevam os juros nos financiamentos é o risco de inadimplência que os bancos correm por não terem o retorno dos valores emprestados a curto prazo. Para isto, um percentual é acrescido aos juros no objetivo de minimizar os riscos de inadimplência e possíveis perdas.

Acredita-se que se as financiadoras souberem antecipadamente que seu futuro cliente paga suas contas em dia, provavelmente irão oferecer a este juros menores e ofertas mais interessantes, uma vez que o risco de inadimplência cai substancialmente.

Hoje as informações de determinado correntista e sua vida financeira são apenas do domínio do banco no qual ele tem conta. A partir do Cadastro Positivo, esta informação estará disponível também para os bancos e financiadoras concorrentes e a busca pelo bom cliente será benéfica para aquele que paga suas contas nas datas combinadas.

E as assessorias de cobrança, obtém alguma vantagem?

Empresas que prestam serviços de assessoria de cobranças poderão, a partir do Cadastro Positivo, conhecer seu público e trabalhar para que mais pessoas venham a fazer parte desta lista. Afinal de contas, quanto maior o Cadastro Positivo, menores são os problemas.

A assessoria de cobrança passa a realizar seus trabalhos de maneira muito mais confortável, motivando os inadimplentes a buscarem a organização das suas contas e a pleitearem seus dados no Cadastro Positivo, beneficiando-se de todas as formas.

Também poderão auxiliar eventuais devedores que fazem parte do Cadastro Positivo, informando-os do possível problema que talvez não tenha sido percebido.

Além disso, pode-se analisar com mais veracidade se o inadimplente é recorrente ou não e, assim, traçar estratégias mais assertivas para a negociação.

Desde a análise de uma possível negociação até mesmo a cobrança extrajudicial podem ser mais automatizadas ao conhecer o perfil do inadimplente.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre como o Cadastro Positivo pode ajudar na diminuição dos juros e na concorrência saudável por parte dos bancos, que tal assinar a nossa newsletter para receber as novidades do blog da Decisão Sistemas em primeira mão?

Compartilhar:

/DEIXE SEU COMENTÁRIO


Endereço

Rua Uberaba, s/n, Quadra 77, Lote 09,
Sobrado 03 - Jardim Luz
Aparecida de Goiânia - GO
74915-123.


Matriz - GO

(62) 4013-9300 / (62) 3280-9300


Filial - SP

(11) 5081-6033

    Siga-nos: