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5 dicas para gerenciar e motivar sua equipe de cobrança


26/12/2017 | 0 Comentários | por Decisão

A gestão estratégica de uma empresa é fundamental para que as operações sejam realizadas com eficiência e o gestor consiga extrair o melhor de si e do seu time. Em uma assessoria de cobrança não é diferente, a equipe de cobrança precisa estar motivada.

A atividade de cobrança exige da equipe de cobradores habilidades que possam resultar em um bom desempenho e produtividade como capacidade de negociação, conhecimento sobre os objetivos da empresa e empatia. Sem o alcance de tais fatores a negociação e a recuperação dos valores devidos se torna muito difícil.

Mas o processo não se encerra por aí. É fundamental criar estratégias de gestão da equipe de colaboradores dentro da assessoria de cobrança, gerando um ambiente agradável, com equipes motivadas e engajadas com os propósitos da organização.

Pensando nisso, levantamos 5 dicas para gerenciar e motivar sua equipe de cobrança. Vamos lá?

1. Mantenha uma comunicação clara e aberta com a equipe de cobrança

Há quem pense que apenas incentivos financeiros mantêm equipes motivadas, mas não é bem assim. Ser capaz de manter a equipe de cobrança engajada e incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional são questões importantes para melhorar o desempenho.

O gestor precisa estar atento ao que cada pessoa precisa, tendo um diálogo aberto com a equipe de cobrança, para acompanhar o que os colaboradores precisam. Com o passar do tempo, resultado disso será uma equipe mais engajada no dia a dia da empresa, trabalhando com mais felicidade e motivação.

2. Estabeleça metas atingíveis

Você quer uma equipe motivada e que entregue resultados eficazes, correto? Nada mais justo que estabelecer metas que possam ser alcançadas.

O erro de muitos gestores é exigir produção ou melhoria na qualidade da prestação do serviço, porém sem estabelecer critérios de ponderação de resultados. Não é possível cobrar quando as metas não são bem definidas e principalmente atingíveis.

Para alcançar as metas e atingir os objetivos propostos é fundamental determinar estratégias claras e realizar uma boa gestão desses resultados. Com tudo bem definido, as pessoas são se sentem mais capazes de ir em busca das metas e, consequentemente, alcançá-las.

3. Dê feedbacks construtivos

Ao contrário do que muitos gestores acreditam, para manter a equipe de cobrança preparada para alcançar melhores resultados, o reconhecimento não deve ser apenas de benefícios financeiros. Dar feedbacks construtivos, seja um simples elogio ou uma crítica construtiva, pode fazer uma grande diferença. 

Quando o gestor trata as conquistas da equipe de forma indiferente, a equipe de cobrança pode entender que o trabalho não está sendo bem executado, resultando em um desempenho insatisfatório.

Fazer com que a equipe evolua com novas competências e desafios diferenciados são, sem dúvida, os maiores estímulos de engajamento e motivação que o gestor pode proporcionar.

4. Invista em treinamento

O treinamento e a capacitação da equipe de cobrança é a peça chave para o sucesso. O funcionário que está preparado para lidar com os desafios do dia a dia se sente mais seguro para abordar o cliente, além de passar a ter argumentos variados para contornar dúvidas e reclamações.

O treinamento proporciona o conhecimento, quanto mais preparada a equipe de vendas estiver maiores serão os resultados e consequentemente a produtividade.

5. Ofereça reconhecimento e recompensas por um bom trabalho

Um dos principais motivos que leva o funcionário trabalhar desmotivado é a falta de reconhecimento quando um bom trabalho é realizado.

Por isso, é essencial que o gestor precisa acompanhe de pertoo desempenho da sua equipe de cobrança, para poder oferecer algum tipo de recompensa aos funcionários que conseguem alcançar as metas.

Assessorias de cobrança que estabelecem uma política de recompensas orientada a resultados — seja por um processo de promoção interna ou por reconhecimento de um bom trabalho — conseguem entregar resultados positivos e se manterem engajados a aceitarem novos desafios.

Mas atenção: a gestão não pode prometer mundos e fundos aos funcionários. Afinal, caso uma promessa não seja cumprida, o efeito pode ser pior do que se nada tivesse sido acordado.

Agora que você já está por dentro de como gerir e motivar com eficiência sua equipe de cobrança, complemente sua leitura com esse nosso outro material "Meios de comunicação para cobrança: qual é o mais eficiente".

 

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